Skip to content

Plantas Carnívoras

23/08/2011

Este post é inspirado em uma aula que ministrei ontem em uma turma de 3º ano do Ensino Médio. Terminei de exibir o documentário Florestas, da série Planeta Terra BBC (excelente) e, em determinado momento, era mostrado o mecanismo de ação de algumas plantas carnívoras de regiões de florestas equatoriais.

Afinal, o que são plantas carnívoras? São vegetais que possuem a capacidade de capturar pequenos animais, em geral insetos, a fim de extrair compostos nitrogenados, extraídos das proteínas presentes no corpo de animais. Esse tipo de planta ocorre em solos pobres , então a “caça” ocorre com o objetivo de complementar a “dieta” da planta.

Aqui desejo fazer um esclarecimento: PLANTAS CARNÍVORAS NÃO COMEM GENTE! Enfatizo isso pois vários alunos me questionaram isso, e entendo os motivos: a TV e o cinema. Várias são as produções que que exploram o sentido mais literal da palavra carnívora, então acaba gerando um imaginário de uma milícia de plantas assassinas. Então, pode ficar traquila (o), se você chegar perto de uma plantinha dessas, ela não vai se interessar por você! 🙂 A única planta que é mais hardcore é a  Nepenthes rajah, que vive na região de Bornéu, na Indonésia. Essa sim gosta de carne: devora pequenos pássaros, lagartos, sapos e ratos.

Planta carnívora Nepenthes rajah
Planta carnívora Nepenthes rajah, bem calminha do lado do ser humano

A área de ocorrência das plantas carnívoras envolve a faixa tropical, em especial América do Sul, Sudeste Asiático, Austrália e algumas regiões da África e Europa.

Acredita-se que as plantas carnívoras tenham se originado a 65 milhões de anos. Muitas delas correm o risco de extinção, haja vista o o ritmo acelerado do desmatamento em todas as regiões do planeta, que além de reduzirem o espaço para o crescimento das próprias plantas, reduz a quantidade de determinados tipos de insetos consumidos por elas.

Quer ter uma planta carnívora em casa? Você pode adotar uma uma Dioneia (Dionaea muscipula) tem a capacidade de capturar moscas. Um destino muito bom para aquela mosquinha chata que vive te rondando.

Dionaea_muscipula

E aí, lembra de algum filme/jogo/desenho que tem como personagem uma planta carnívora. Tem uma em casa?  Conta aí pra gente! 🙂

Anúncios
One Comment leave one →
  1. gata permalink
    11/09/2012 14:22

    eu tenhoooooooooooooooooooooooooooooooooo

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: