Skip to content

A Carne é Fraca

07/07/2011

O documentário A Carne é Fraca  é uma produção brasileira, realizada em 2005 pelo Instituto Nina Rosa, que defende a expansão do vegetarianismo e o combate aos maus tratos contra os animais.

Narrado pela própria Nina Rosa, o documentário foca na questão dos danos causados pela pecuária ao meio ambiente, aos seres humanos, e, principalmente, retrata o sofrimento que muitos animais sofrem para serem a nossa refeição.

Na parte inicial, expõe os danos ambientais, como a poluição e alto consumo de água. Posteriormente, começa uma exposição extremamente angustiante do mal que o ser humano submete esses animais: aves que tem os bicos cortados, porcos sendo castrados sem anestesia, vacas que são separadas de seus filhotes para  continuarem a produzir leite. Por fim, demonstra as vantagens da dieta vegetariana e os malefícios do consumo de carne.

É importante ressaltar que o Brasil possui o segundo maior rebanho bovino do mundo (só perde para a Índia), a produção de carne vermelha é uma das atividades econômicas que mais consomem água, conforme eu já falei neste post. Com qual objetivo? Abastecer os grandes mercados consumidores, que são a Europa e Estados Unidos, enquanto nós, Brasil, estamos entre os cinco países que mais sofrem com a subnutrição.

Para mim, A Carne é Fraca é um documentário obrigatório, principalmente para quem ama e respeita os animais. Assista ao documentário e reflita: Será que vale a pena a enorme dor que esses animais sentem para nos deleitarmos em hambúrgueres, nuggets, churrasco, etc ?

Para assistir, você pode baixar do (ótimo) blog Filmes Políticos, ou ver direto do YouTube .

Você vai olhar para o seu bife com outros olhos.

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. Ana e Ellen permalink
    12/07/2011 21:06

    Hmmmm.
    Acho sim uma vergonha o que alguns “seres humanos” fazem com alguns animais,
    principalmente na parte de testes em geral.
    Mas quanto ao vegetarianismo, não acho que esta seja a solução, existem no mundo, presas e predadores, e nós somos, nada mais nada menos que um predador. O que eu acho uma vergonha, é a maneira com a qual os animais são sacrificados.
    E a prática da pecuária bovina destrói sim o meio ambiente, mas como filha de criador de gado, digo que existem outras formas de se criar esses animais que não agridem tanto o meio ambiente, e existem muitas outras práticas que destroem muito mais a natureza do que isso, que muitas vezes as pessoas não dão atenção.
    Imaginem a quantidade de mosquitos e outros insetos que teriam por aí, se não tivesse as aranhas e os sapos para comê-los, acho que tudo é uma questão de equilíbrio, o que tem que ser pensado, é a forma com a qual este equilíbrio é estabelecido.
    Mas esta é apenas a minha opinião! ^^
    ;*
    Ana

    • 12/07/2011 21:33

      Ana, o grande problema reside nos grandes produtores, que para produzir em massa, além de se utilizarem de métodos cruéis no trato dos animais, injetam hormônios e antibióticos que são maléficos para a saúde. E, o documentário mostra que para a grande pecuária existir, é sustentada por uma cadeia de desmatamento e monoculturas transgênicas como o milho e a soja.
      Só no Brasil, temos 70 milhões de cabeças de gado pra abastecer quase na totalidade os EUA e a Europa, e só tem esse gado todo pq existe um mercado consumidor ávido por carne.
      Mas concordo com vc que existem outras atividades que tb destroem o meio ambiente e que a gente não se dá conta. O importante e buscar informação sempre.
      Obrigada pelo comentário!

  2. 08/07/2011 23:34

    Esse post e muito legal, a aula que voce deu referente a esse assunto foi umaa das aulas que eu mais prestei atencao ..

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: