Skip to content

Apelo para a salvação do Meio Ambiente

23/06/2011

O post de hoje é de autoria de Lucas Xavier Falcão, com um texto de um assunto muito importante na atualidade: meio ambiente. Ele também possui um blog, o Espaço do Lucas, onde tem outros posts bem legais sobre meio ambiente e diversos assuntos.

Acho incrível que, para manter a sobrevivência de uma única espécie, o Homo Sapiens precisa destruir tantas outras. Isso é injusto, mas tal processo não é irreversível. Por isso, enquanto cidadãos, precisamos nos conscientizar e cobrar medidas realmente efetivas para a preservação ambiental. Então, leiam este apelo.

 Por Lucas Xavier Falcão

Todos os dias ouvimos em jornais e lemos em revistas catástrofes atrás de catástrofes, pessoas perdendo a vida por causa da ganância de outras pessoas, as calotas polares se derretendo, o nível dos mares e oceanos subindo aceleradamente, o desmatamento constante, enfim, o verdadeiro fim do mundo cada vez mais próximo. Aí eu fico me perguntando,será que toda essa ganância, todo esse dinheiro vai adiantar alguma coisa quando for tarde demais? Não, não irá adiantar por que aí será cada um por si lutando pela sobrevivência.

Será que é difícil algumas pessoas entenderem que não custa nada praticar uma atitude sustentável, pelo contrário essa atitude fará muito a diferença no futuro?

A previsão do derretimento total do Pólo Sul é ano que vem, no mesmo ano que o Protocolo de Kyoto vencerá, e se uma nova convenção não acontecer, se os governantes não assinarem um acordo que seja suficiente para salvar o planeta, como os acordos tomados não existirão mais os países desencadearão cada vez mais poluição ao meio ambiente, sendo que precisamos acabar com a poluição de agora e não aumentá-la.

Os governantes poderiam investir em energia limpa e estão investindo em energia nuclear, energia essa que causou vários desastres ambientais durante toda a história, o mais recente deles foi o desastre de Fukushima, com um elevado nível de radioatividade vazando colocando a vida de milhões de pessoas em risco.

O homem invade o espaço dos animais, os animais têm que trocar o seu habitat natural pelo asfalto, na recente votação do código florestal brasileiro, por exemplo, ambientalistas e a população ficaram chocados com o descaso dos políticos na “hora H” de zelar pelas nossas florestas.

Recentemente, a FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – vem alertando que o  cenário pode piorar, explica a entidade, caso a seca existente no inverno chinês se mantiver. Segundo um estudo da revista Science, em 2010 o impacto da falta de chuvas na região foi superior a 3 milhões de km2 de terras, superando a seca de 2005, considerada a pior das últimas décadas. Especialistas acreditam que este quadro pode acelerar o aquecimento global, já que prevêem que a Floresta Amazônica não será capaz de absorver 1,5 mil milhões de toneladas de dióxido de carbono da atmosfera como de costume.

É preciso que a sociedade se mobilize para provocar mudanças na postura das autoridades. É chegada a hora da ação seja qual for o lugar onde você se encontre. Ou prefere ignorar o perigo?

A Terra é o único planeta conhecido com água em estado líquido em sua superfície. Uma enorme superfície – mais de 70% da área do nosso planeta é coberta pelos oceanos. No entanto essa grandeza não impede a sua degradação acelerada causada pelas civilizações modernas.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 23/06/2011 19:07

    Importante, ainda lembrar que 60% da emissão de carbono é devido ao desmatamemto, sacolas plásticas proibidas em supermercados é apenas, mais uma vez, o estado fingindo que está resolvendo problemas, quando na verdade não assumem sua responsabilidade de reciclar, e ainda gera um grande lucro para as empresas supermercadistas, já que quem vai pagar a sacola oxibiodegradável somos nós, e esta mesma já está sendo consideranda um grande problema ambiental nos países europeus que usam as sacolas como a oxibiodegradável, como na Inglaterra.
    @marcioproteste

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: