Skip to content

Liga dos desenhos animados contra o Nazismo

10/05/2011

Sabe aqueles dias que a gente tá na net sem nada pra fazer e entra naqueles sites que reúnem um monte de curiosidades? Pois é, ontem, para mim foi um daqueles dias, e fiquei vasculhando o site do Minilua e me deparei com este post sobre desenhos animados que foram banidos.

Na rede não é difícil encontrar postagens que falem sobre os malefícios desses desenhos para as criancinhas, justificando que muitos dos problemas sociais são causados por eles. Mas, infelizmente, eu ainda não vi ninguém colocando nenhuma reflexão mais profunda acerca dessas animações. O que mais vejo são apontamentos, do tipo: “Esse castelo se parece com isso” ou “aqui aparece símbolo tal”.

Nessa postagem não vou me referir a símbolos ou possíveis mensagens subliminares, pois não tenho conhecimento destes assuntos. Porém, uma coisa é certa, desenhos animados são feitos por grandes estúdios que desejam SIM manipular a mente do público, e seus objetivos são bem claros: ideologia e consumo.

Neste post vou comentar alguns desenhos cuja temática se refere à Segunda Guerra Mundial. Os personagens são: Pernalonga, Popeye, Pato Donald e Patolino. Apesar de apresentarem situações distintas, todos os episódios apresentam uma característica comum: colocar na mente da criancinha ociosa a imagem do inimigo. Como a maioria deles não tem legenda, vou fazer uma resenha de cada um.Vamos aos vídeos.

1. Pernalonga e o jeitinho alemão

Dos quatro que selecionei, este é o mais bobinho, mas não menos ideológico. Aqui, Pernalonga no seu cava-cava interminável vai parar na Floresta Negra, localizada na Alemanha. Lá, ele encontra um tiozão alemão gordo, caricato e vestido como se estivesse indo pra Oktoberfest… Começa-se aquela situação típica de perseguição de desenho até que Perninha tem “aquela” brilhante ideia: se disfarça de Adolf Hitler e o tiozão logo aparece de uniforme com a suástica e fazendo cumprimentos nazistas. No final, o tiozão sequestra o Pernalonga e entrega diretamente para o cara: Hitler. No final, Perninha assusta a todos, fantasiado de…. STÁLIN (vulgo ditador bigodudo russo), encerrando com a seguinte frase: “A batalha no front oriental não foi tão difícil assim…”

2. Patolino: Aquele que deu uma marretada no Hitler.

Patolino pousa em terras alemãs pra salvar o mundo de um mal chamado Hitler. Aqui ele entra em conflito com um comandante nazista e o seu pobre capacho Schultz. Patolino, depois de muito zoar com a cara de todo mundo, é colocado dentro de um canhão, sai voando e ostentando a bandeira norte-americana, e dá uma mega marretada em pleno discurso de Hitler. Os EUA sempre salvando o mundo… #NOT

3. Pato Donald e a loucura nazista

Esse desenho intitulado a face do Führer, ganhou o Oscar de melhor curta metragem em 1943. Que coisa, não? O curioso é que Hitler era fã do Mickey… Será que ele viu essa produção da Disney depondo contra o seu regime?  Apesar de defender ao extremo os EUA, gosto dessa animação porque, em forma de musical retrata bem a ideologia nazista e mostra como era o árduo regime de trabalho nas fábricas de armas e como o nazismo era defendido ao extremo. Também cita o nome de outros expoentes do regime nazista, como Goebbels (que deu 12 desenhos do Mickey pro Adolf) e Göring. Tedencioso, sim. Porém é educativo. Vale a pena assistir, e esse aqui tem legenda em português.

4. Popeye contra o Japão

 Nesse desenho a gente muda de país, mas a mensagem continua a mesma: Vamos esmagar nossos inimigos! E aqui isso acontece de maneira literal. Popeye chega ao Japão na boa, mas os impiedosos japoneses massacram o Popeye de todas as formas.  Nessa história, o povo japonês é retratado como um povo feio e ignorante, e Popeye responde as provocações no mais baixo nível. Apesar de estar sem legenda, as imagens falam por si. Justificar uma bomba atômica requer um certo esforço, não é verdade?

.

Desenhos animados. A inocência passou longe.

O que acharam? Já viram algum desenho com mensagem semelhante? Comente. Aqui você tem voz!

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. Raquel Seabra permalink
    06/10/2011 21:18

    Eu precisava muito desses vídeos para usar em aulas… Obrigada. Adorei o blog. PArabéns!

    • 06/10/2011 22:06

      Muito obrigada! Também gosto muito de vídeos para usar em aulas. Precisando de dicas, pode entrar em contato! Obrigada!

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: