Skip to content

Som do deserto: TINARIWEN

09/05/2011

Quando te perguntam sobre música africana o que te vem à mente? Complicou, certo? Infelizmente, mesmo que vc tenha TV a cabo com vários canais de música, escute muito rádio e leia revistas de cultura, raramente a música africana faz parte do cotidiano.

Aí vem o debate de que se não há divulgação é porque não há interesse. Mas como você pode se interessar por algo que não conhece, de que nunca ouviu falar?

Geosabedoria vem então aumentar a sua cultura musical e apresenta para você o grupo TINARIWEN, do Mali. De onde????????

Pois é caro amigo, a não ser que seu professor de Geografia tenha mandado você fazer uma pesquisa sobre o Mali ou caso tenha um parente que more lá, é difícil encontrar alguém que saiba um pouco sobre este país.

Resumo: Mali é um país que se localiza na África Ocidental, cravado no deserto do Saara (esse é bem conhecido 🙂 ) Mapinha abaixo e mais informações  clique aqui.

Localização de Mali

É desse país que vem o grupo musical do qual eu falo hoje. Os integrantes são formados por tuaregues, grupo étnico de religião islâmica que habita parte da região. A carreira musical começou em 1982, mas ganharam maior amplitude no cenário musical a partir de 2001, com o lançamento do CD The Radio Tisdas Sessions. O som é bem similar ao blues e o rock, mas apresenta influências regionais.

Como petisco, vou colocar os vídeos das músicas que mais gosto: Lulla e Chet Bogassa. O mais legal dos clipes é que eles mostram o povo e paisagem locais. Curte o som.

.

Pois é, o deserto tem mais do que areia. Tem música boa.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Zenaldo permalink
    15/05/2011 20:15

    Os vídeos mostram que, de fato, o grupo se preocupa em produzir uma composição original, que expressa os traços da cultura local. Características que pouco têm se reproduzido na música contemporânea ocidental.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: