Skip to content

Osama

08/05/2011

Como toda a mídia tá se aproveitando da morte do Bin Laden. eu também vou me aproveitar!!! Mas é pra dar uma dica de um ótimo filme!

O filme se passa em um Afeganistão governado pelo regime do Talibã, movimento nacionalista e fundamentalista islâmico que controla politicamente o Paquistão e o Afeganistão. Vale lembrar que, oficialmente, o Talibã foi destituído do poder após a invasão norte-americana em 2001, mas continua bastante influente ainda hoje.

Na maioria dos países que têm o islamismo como religião, o seu livro sagrado, o Alcorão, norteia as decisões políticas e os direitos civis. E em países cujo o governo segue a linha fundamentalista, a lei é muito dura.

Isso que o filme Osama nos mostra: um Afeganistão no auge do regime Talibã. No longa, uma família (avó, mãe e filha) perde todos os membros do sexo masculino, e nesse país as mulheres são proibidas de trabalhar. Eis que a mãe resolve transformar sua filha de 12 anos em Osama: corta seus cabelos e a veste como menino para assim conseguirem algum dinheiro. Porém, em um desses dias de trabalho árduo, ela é recrutada pelo exército afegão e cada vez fica mais difícil esconder sua feminilidade.

Este não é apenas um filme sobre o Afeganistão, é um filme afegão, com atores afegãos, todos amadores, o que torna o filme uma reprodução fiel do que é viver sob o regime Talibã. Tecnicamente perfeito, com ótima qualidade de fotografia e roteiro impecável.

Um retrato fiel dos horrores desse regime e através da visão de seu próprio povo. Um filme triste e essencial.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 09/05/2011 17:35

    Filme afegão feito por afegãos. Imperdível!

  2. Zenaldo permalink
    08/05/2011 20:23

    Assisti e gostei. Ótima recomendação.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: