Skip to content

Isso aqui ô ô, é um pouquinho de Brasil iaiá…

19/04/2011
tags: , ,

Aproveitando que o Brasil anda em destaque no cinema made in USA, com os recém lançados Rio (que estou louca pra ver) e Velozes e Furiosos 5 (que só vou assistir quando passar em Temperatura Máxima, se eu estiver doente e com nada pra fazer), resolvi falar sobre algumas produções gringas que retratam o nosso Brasil varonil em seu enredo. Vamos a elas.

Curta-Metragem Aquarela do Brasil 

Animação produzida em 1942, pelos estúdios Disney, mostrando o primeiro encontro entre o Pato Donald e o papagaio brasileiro Zé Carioca. Aqui, Zé apresenta à Donald as belezas do Rio, o samba e a “marvada” da cachaça. Mas esse curta não é filminho para promover o turismo: o mundo passava pela Segunda Guerra Mundial (1939-1945), e os Estados Unidos estavam praticando a boa e velha “política da boa vizinhança”, a fim de reunir aliados. Apesar de ser um vídeo muito do interesseiro, ele é encantador. Confira:

Você já foi à Bahia (The Three Caballeros)

Como a guerra continuava, os ianques ainda precisavam do apoio da galera do Terceiro Mundo para “dar um help” na guerra, então, em 1944 veio a produção “Você já foi à Bahia?” (que, como vocês podem ver, tem TUDO a ver com o título original…) Bom, problemas de tradução a parte, neste longa Donald ganha como presente de aniversário uma viagem para a América Latina, e no Brasil, Donald vai conferir os “quindins de Iaiá”.

Essa produção apresenta um aspecto bem interessante: a interação entre atores reais e os atores “animados”. Isso em 1944! Disney era gênio. Quer conhecer Iaiá? Então assista:

Anaconda

Agora o nível vai baixar. Produção norte-americana, filmada em 1997, que mostra um grupo que vai à Floresta Amazônica para fazer um documentário sobre uma tribo indígena. Nisso, eles encontram um caçador obcecado em caçar a “maledeta’ Anaconda, cobra sucuri comedora de gente que adora a carne branca dos americanos e mata pelo puro prazer (ou seja, um serial killer no formato de cobra :/ ). Este filme, classificado como terror (na minha opinião é comédia involuntária), conta com atores conhecidos, como Jon Voight – hoje mais conhecido como o pai da Angelina Jolie -, e Jennifer Lopez, com os cabelos ao natural (sarará, se preferir…).

Falando em J-LO, quando perguntavam para ela o que se lembrava do Brasil, a resposta era: “Lá o pessoal dançava se remexendo em cima de uma garrafa.” Sim, a única lembrança dela é “vai descendo na boquinha da garrafa…”‘ #FAIL.

E como a grande maioria dos filmes de terror, este virou franquia e creio que foi até o 5, viajando pelas florestas tropicais e equatoriais do mundo. Veja o trailer e se decepcione:

Turistas

O filme Turistas, também produzido pelos EUA, mostra um grupo de jovens turistas (não diga!) que vem ao Brasil curtir a natureza, o álcool, as baladas, o sexo, ou seja, o que na ideia de muitos estrangeiros é só o que nosso país tem a oferecer. E para completar, esse grupo,após uma festa é dopado e ao acordar  descobre que foi sequestrado por uma rede que realiza tráfico de órgãos. Sim, meus amigos, não bastasse  o Brasil ser mostrado como expert no tráfico de drogas, armas, mulheres e animais, agora é a vez do tráfico de orgãos! Olha como nosso país é versátil! #FAIL2

Esse filme não teve grande repercussão no mercado internacional, mas aqui, a galera assistiu com força. Eu tentei assistir, juro (na TV aberta porque eu sabia que se eu gastasse 1 real sequer eu ia me arrepender), mas não consegui. A história é ruim, a montagem é péssima, os atores horríveis e conjunto da obra é uma verdadeira porcaria. O troço é tão vagabundo que eu nem consegui achar um trailer com legenda em português. Então, segue aí com áudio original.

E aí, já assistiu algum desses filmes? Conhece outros? Deixa um cometário aí. 🙂

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. 12/07/2011 20:30

    Turistas é tão clichê e pior, ainda monta uma imagem negativa do país. Se é pra mostrar alguma realidade, o Tropa de Elite taí pra isso. =D

  2. tatty permalink
    20/04/2011 14:22

    nossa mega fail..eu assisti os 2 primeiros,no você ja foi à bahia tem ate a carmem miranda se bem me lembro!agora o anaconda naum consegui assistir,MEGAAAAA ridiculo,e o outro nem me dei ao trabalho de assistir na tv,pq provavelmente ia ficar muito PUT@ com a visao q eles tem daqui,q e samba,violencia,cachaça,carnaval,bunda,ou floresta pra todo canto e gorilas andando em pleno calçadao de copacabana (FAIL 2)

    • 20/04/2011 16:28

      É Tatty, é tenso. Por essas e outras e tem até brasileiros (oi Restart!) que acham que nem tem gente na Amazônia… Obrigada pelo comentário.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: