Skip to content

Água Virtual e Lady Gaga

15/04/2011

Hoje Lady Gaga lançou seu mais novo single, Judas, e só falta uma semana para a Páscoa! Por essas e outras, na minha opinião, Gaga é uma marketeira de primeira. Já que a bonita é assunto do dia, quero falar sobre o famigerado vestido feito de carne que ela usou na premiação da MTV norte-americana, o VMA 2011 e repetiu a dose no capa da Vogue japonesa.

Olhem aí as “vestimentas”

Bom, vou aproveitar a inspiração gagaísta para falar sobre um conceito novo, mas que tem sido muito abordado em Geografia: água virtual.

Este termo foi criado pelo cientista inglês Tony Allan, em 1993, e refere-se à quantidade de água envolvida no processo produtivo de cada produto. Exemplo: uma batata assada, para chegar linda e cheirosa na sua mesa, necessitou de, aproximadamente, 40 litros de água para ser produzida! Vale ressaltar que, essa não é a água que está contida dentro da batata, mas sim a quantidade utilizada na irrigação, adubação, possíveis herbicidas que podem ter sido utilizados, o beneficiamento do produto, enfim, o processo de produção em si.

Quase todos os produtos que consumimos tem uma certa quantidade de água virtual, mas o campeão, de longe, é a carne vermelha, aquela do seu bife acebolado, do churrasco na laje e do vestido da Lady Gaga…

Para se produzir um quilo de carne bovina são necessários 15 MIL LITROS DE ÁGUA. Sim, é esse o valor, haja vista que o boi é um animal de grande porte, consome muita ração, em geral à base de soja e/ou milho (que também necessitam de água para serem produzidos), entre outros processos.

O Brasil é um dos maiores exportadores de água virtual do mundo. Cerca de 1,2 trilhão de litros de água são embutidos em produtos da agropecuária, pois o Brasil possui aproximadamente 70 milhões de cabeças de gado, e culturas como a da soja espalham-se de maneira indiscriminada pela Amazônia e Campos do sul do Brasil.

Pois é, mas vamos voltar à nossa bela do dia. Para confeccionar o vestido que ela usou no VMA foram necessários 11 quilos de carne. Então, se para cada quilo são necessários 15 mil litros de água, logo, foram utilizados 165.000 litros de água para produzir essa “belezura”.

Ótimo exemplo de Lady Gaga para o mundo. Onze quilos de carne e 165.000 litros água desperdiçados por puro marketing. Cada vez mais entendo o porquê dela se auto intitular Monster…

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. Yasmim permalink
    20/10/2013 13:15

    Eu me preocupo com o meio ambiente mas, se Lady Gaga quis se vestir com carne, o problema é dela! Vocês sabiam que essa carne foi destinada para animais de abrigos comerem? Então por favor, não critiquem a Gaga antes de saber as coisas.
    Att,
    Yasmim

    • 20/10/2013 14:00

      Obrigada pelo comentário!
      De fato, o tipo de vestimenta que a artista usa de fato é problema dela, e utilizei a Gaga para chamar a atenção pra um problema muito mais sério e relevante: a questão do alto consumo de água para manter o padrão de alimentação sustentado atualmente.
      Fico feliz em saber que ela transformou a fantasia de carne em alimento para animais abandonados, mas creio que ela tenha feito isso por ter sido alvo de inúmeras críticas e “aliviar” o impacto da escolha da roupa. Pois se ela fosse simpatizante da causa animal, jamais ela concordaria em usar esse tipo de roupa.
      O fato de gostarmos e admirarmos um determinado artista, escritor e qualquer tipo de pessoa não deve isentar a nossa capacidade crítica perante certas atitudes que os mesmos tomam.

  2. 17/04/2011 15:44

    GOSTEI,EM SABER QUANTO DE ÁQUA E GASTA NAS PLANTAÇÕES. AGORA SOBRE A CARNE , CORAGEM DELA. EU SOU VEGETARIANA, NÃO TENHO NADA CONTRA QUEM COME CARNE. CADA UM NA SUA. BEIJOS

  3. Leliana C. permalink
    16/04/2011 18:13

    Virei fã! *-* Pode Arnaldo?
    Agora sem zuações, vejo um blog com conteúdo e humor fino, típíco de vossa pessoa! Tem futuro, e eu estarei aqui sempre q tiver post novo! Adoreeeeeeeeeeeeeeeeeeei xuxuuuuu está mais do que de parabéns!

    P.S¹.: Essas dicas pra uma vida virtual deveriam ser regras e ensinadas desde o berço!
    P.S².: Carne x Água = motivo pra pensar numa alimentação menos “carnívora”? Ao vivo comentamos horrores XDDDD

    • 16/04/2011 18:40

      Obrigada! Quero ensinar e divertir um pouquinho também.
      Quanto a esse lance da carne, cada vez mais tenho me convencido de que o consumo da mesma é muito nocivo ao meu ambiente, aos animais e para nós mesmos. Não vou pregar o vegetarianismo (pois não sigo), mas que é possível diminuir o consumo, ah, é possível.
      Valeu e muitos posts virão!
      Abraço.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: